Omnichannel - A nova forma de interação com o consumidor

Omnichannel – A nova forma de interação com o consumidor

Recentemente, parte da equipe da Híbrido visitou o Fórum Ecommerce Brasil, o maior evento da américa latina voltado para Ecommerce. Imergimos em uma quantidade de conteúdo gigante e um dos assuntos que mais foram citados foi Omnichannel.

Mas o que é Omnichannel?

Omnichannel é uma unificação de compras entre o digital e o físico. A integração da experiência de compra entre esses dois canais. Porém, não confunda experiência em multicanais e omnichannel. Não basta apenas utilizar vários meios de comunicação (e-mail marketing, engajamento nas redes sociais, mobile marketing) com experiências diferentes para ser um omnichannel, é preciso que eles trabalhem juntos.

Há tempos empresas separaram a loja física do ecommerce. Porém, foi demonstrado que com o aumento das compras online e a fidelidade nas lojas offline, trabalhando esses dois canais em conjunto, pode se ter uma melhor experiência de compra do usuário.

Marcas de sucesso que utilizam a estratégia de Ominchannel

Disney

Para entendermos melhor como o Omnichannel funciona, vamos exemplificar grandes empresas que já estão fazendo uso dessa estratégia.

Como a Disney, que inicia a sua experiência com o cliente mobile responsivo, onde os usuários conseguem fazer o planejamento da viagem perfeitamente.

Assim que o usuário faz a sua reserva, ele pode utilizar o My Disney Experience, podendo programar onde ele irá jantar e reservar o Fast Pass, que é uma espécie de passe-livre, onde é escolhido o brinquedo e o horário, passando a pegar uma fila expressa para a atração.


Já dentro do parque, o usuário pode usar o seu mobile para ver a localização de cada brinquedo e o tempo estimado para a fila de cada atração.

Não bastasse isso tudo, eles foram além! Criaram uma pulseira chamada  Magic Band Program, que funciona como a chave do quarto nos hotéis da Disney, pagamento para comidas e bebidas dentro dos hotéis e parques, e ainda funciona como o Fast Pass.

   

Chipottle

Para quem precisa de agilidade na hora de comer, a Chipottle criou um aplicativo, onde é possível  fazer o seu pedido, selecionar em qual restaurante da franquia deles você irá retirar o pedido e ainda qual horário você irá buscá-lo, dando para o cliente mais agilidade no seu pedido.

Starbucks

O Starbucks é outro case de sucesso que está sempre sendo lembrado. Eles também disponibilizam um app, onde o cliente pode fazer o seu pedido, realizar o pagamento online, selecionar a loja em que irá retirar e qual tempo estimado para o pedido ficar pronto. Eles ainda mostram em um mapa qual o melhor caminho para chegar à loja mais próxima, além de possibilitar que você recarregue o seu Starbuck Card através do mobile, website ou na loja e a atualização é feita instantaneamente em todas as plataformas.

Omnichannel como uma estratégia

Os Consumidores já são compradores de multicanais. Eles estão comprando no mobile, website e nas lojas físicas. Então porque não unificar esses meios para criar ainda mais engajamento com a marca? Além de tudo, a essência do Omnichannel é fazer a vida do consumidor mais fácil possível, com ferramentas fáceis de se navegar e integrar os canais disponíveis pela empresa, gerando agilidade e conforto.


Para conferir o vídeo que produzimos falando sobre Omnichannel, é só você acessar nosso canal. E se você quer bater um papo com a gente sobre o assunto, deixe seu comentário aqui ou nos envie um e-mail! Boas vendas.

Omnichannel – A nova forma de interação com o consumidor
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Carolina Bruns
Por Carolina Bruns

Publicitária, formada na Univali em 2014.1, Comunicativa e sempre em busca de resolver problemas, trabalha na parte de atendimento e suporte ao cliente na Híbrido.

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