Como otimizar a velocidade do seu site na Black Friday

Como otimizar a velocidade do seu site na Black Friday

Muitas vezes, os varejistas acabam perdendo seus compradores quando seu site cai devido a um alto volume de tráfego, fazendo com que os potenciais consumidores procurem seus produtos em uma outra loja. Preparamos também um ebook completo que dá dicas para todos os pontos de planejamento na Black Friday.
Para que isso não aconteça, é importante estar sempre atento a velocidade do site. Nesse post, vamos dar algumas dicas técnicas para que você esteja preparado e faça dessa Black Friday, uma data de sucesso.

Testes de desempenho são essenciais

Seu site pode ter 5.000 visitantes por dia sem problemas, mas como será se 15.000 usuários tentam visitá-lo em um dia? Ou, até em uma hora? Os testes de desempenho são a melhor maneira de saber se seu sistema subjacente será ou não capaz de suportar a carga esperada. Mesmo que você não saiba qual é a carga esperada, executar testes de desempenho, permitirá que você saiba quantos usuários seu site pode suportar com os componentes que você possui no momento do teste.

Mas, como executar corretamente os testes de desempenho?

Faça testes de desempenho (muito) antes do grande dia

Não deixe para fazer os teste de desempenho durante a semana da Black Friday ou depois de ter notado que seu site sofreu problemas. Resolver essas questões leva tempo. Ao invés de planejar esses testes como apenas um cheque final, planeje-os com tempo suficiente, levando em consideração que você terá que gastar tempo corrigindo problemas que você possa descobrir.

Será necessário aumentar a infraestrutura?

Decida se você deve aumentar sua infraestrutura temporariamente quando a carga esperada do usuário é muito maior do que normalmente é ao longo do ano. É crucial estar pronto e ter certeza que sua política de auto-scaling está coerente considerando performance e custos.

Teste de risco

Uma vez que Black Friday está chegando, você provavelmente não terá tempo para testar todas as funcionalidades do seu site. Isso significa que você terá que escolher a funcionalidade ou funcionalidades que você acha que serão mais usadas, daí o mais arriscado se não for testado, como, por exemplo, o carrinho de compras e as páginas de compras. Se você não sabe quais outras funcionalidades são mais importantes, você pode usar as estatísticas do Google Analytics ou acessar o histórico dos logs.

Monitorização

Configure monitores e alertas usando uma ferramenta sofisticada como New Relic ou alguma ferramenta opensource mais simples para se manter atualizado sobre como está sua infraestrutura. É importante monitorar todos os componentes de sua infra-estrutura, para que não se torne um gargalo, bem como o banco de dados. As principais  requisições SQL também devem estar sob controle.

Faça testes reais

Tente executar cargas que sejam realistas para a quantidade de tráfego que você espera. Testar uma carga pequena não o deixará bem preparado para a carga real da Black Friday. Por outro lado, testar cargas exageradas pode deixar você preocupado desnecessariamente e querer dimensionar sua infraestrutura para evitar um acidente quando de fato, você não passará por muitos problemas.
Agora que já falamos sobre a parte de desempenho do servidor, vamos otimizar o lado do cliente, o próprio site.

Otimizando a velocidade da sua página

De acordo com uma pesquisa Harris 2015, 46% dos compradores disseram que nunca retornarão a um site lento. Uma pesquisa realizada por Akamai em 2017 mostra que apenas um atraso de 100 milissegundos pode prejudicar as taxas de conversão em até 7%.
Existem vários casos bem conhecidos de empresas que aumentaram sua linha de fundo aumentando a velocidade da página. O Walmart comparou o desempenho com as taxas de conversão e descobriu que o tempo médio de carregamento do site para visitantes convertidos foi menor (3,22 segundos) do que os visitantes que não converteram (~6,03 segundos). Ao mesmo tempo, a Intuit cortou o tempo de carregamento ao meio para várias páginas de marketing e viu um aumento de 14% nas conversões.
Felizmente, existem várias ferramentas gratuitas que você pode usar para acelerar rapidamente o tempo de carregamento (levando a conversões mais altas):

TINYJPG

Há um grande impacto negativo na velocidade quando as imagens são muito grandes. TinyJPG é uma ferramenta simples que permite reduzir os tamanhos dos arquivos das imagens, sem perder a qualidade. Ao reduzir o tamanho do arquivo de uma imagem, a página pode carregar muito mais rápido.

WEBPAGETEST

Essa ferramenta permite que você execute um teste gratuito de velocidade do site. Você pode usar navegadores reais (IE e Chrome) a velocidades reais de conexão do consumidor. Você pode executar testes simples ou mais complicados, incluindo transações em várias etapas, captura de vídeo, bloqueio de conteúdo e muito mais. Os resultados são muito úteis na medida em que fornecem informações de diagnóstico, incluindo gráficos de cachoeira de carregamento de recursos, verificações de otimização da página e sugestões para melhorias.

PAGESPEED

PageSpeed ​​é essencial para descobrir o que exatamente está diminuindo a velocidade do seu site e o que fazer sobre isso. A informação apresentada é muito clara e fácil de entender para testadores e não testadores. Explicações detalhadas são dadas, como por exemplo, por que você deve fazer cada melhoria e como elas serão benéficas.
Lembre-se, embora estejamos em uma temporada intensa para o comércio eletrônico (Black Friday, Cyber Monday, Natal), é importante testar continuamente o desempenho do seu site durante todo o ano. 
Esperamos que esse artigo ajude você a otimizar a velocidade  do seu site. Experiências, dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários, vamos adorar saber mais sobre sua loja!
Boas vendas!

Texto traduzido e adaptado: https://abstracta.us/
Como otimizar a velocidade do seu site na Black Friday
5 (100%) 1 vote

Achou isso interessante? Compartilhe

Manuela Domingos
Por Manuela Domingos

Estudante de comunicação social e uma das responsáveis pela estratégia e produção de conteúdo no segmento de marketing na Híbrido.

COMENTÁRIOS

CONECTE-SE

Vamos conversar SOBRE O SEU NEGÓCIO?

Quer ficar antenado no mundo do ecommerce?

Faça parte da nossa base de conhecimento.