Por que grandes marcas de moda usam a plataforma Magento?

Por que grandes marcas de moda usam a plataforma Magento?

Atualmente o Magento é a plataforma líder mundial em comércio eletrônico, com uma enorme fatia de mercado, presente nos maiores setores de varejo online. Além de ter mais de 300.000 lojas ativas, eles lideram a lista com o maior número de lojistas do Internet Retailer Top 1000, com mais que o dobro de qualquer outra plataforma e também do IR HOT 100, lista das empresas mais inovadoras do mercado.

Um dos grandes focos do Magento sempre foi o fashion, setor que também é líder incontestável no comércio eletrônico. Nós da Híbrido fizemos uma lista com as grifes e marcas que mais gostamos que utilizam Magento como sua plataforma de ecommerce, veja:

1. Bulgari

2. Wrangler

3. Paul Smith

4. Victoria Beckham

5. Missguided

6. Mara Hoffman

7. Fred Perry

8. Brooks England

9. Harvey Nichols

10. Volcom

11. Eastpak

12. Need Supply Co.

13. Nicole Miller

14. Christian Louboutin

15. Everlast

16. END Clothing

Como podemos perceber nos exemplos, o Magento suporta qualquer tipo de cliente no segmento, de luxo até perfis mais comerciais da moda. Com os novos recursos e funcionalidades do Magento 2 essas marcas têm uma experiência omnichannel ainda maior com um gerenciamento de conteúdo extremamente facilitado.

Plataforma escalável

A plataforma dá base a negócios que giram mais de $1bi online. E o setor fashion é perfeito para mostrar o alto grau de escalabilidade da plataforma visto que os períodos sazonais, lançamentos e diversas campanhas possuem picos de acesso durante todo ano.

Inúmeras possibilidades no visual merchandising

O visual merchandising é indispensável dentro da moda, e o Magento sempre mostrou uma atenção muito grande a esses pontos em suas atualizações. Com a necessidade das marcas explorarem ao máximo combinações e tendências para cada coleção, o Magento 2 vem com módulos que possibilitam criar regras através de atributos dos produtos, o que pode economizar muito tempo de quem gerencia a loja.

Bluefoot / Advanced CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo)

Em 2016 o Magento anunciou a aquisição da Bluefoot CMS, uma compra muito boa para a empresa, visto que até então não era tão forte nesse quesito. Com o novo CMS é possível gerenciar todo conteúdo através de uma interface drag and drop facilitada. O que faz com que qualquer página extra personalizada seja facilmente criada dentro do próprio painel, diminuindo investimentos com terceiros e dando maior agilidade a lançamento de campanhas e outros.

Ótima rede de parceiros qualificados para implementação e integrações

Uma das grandes razões pela qual o Magento acaba sendo a melhor das opções para comerciantes, é a sua enorme e inquestionável rede de parceiros, com inúmeras agências parceiras por todo o globo. Um eco sistema completo de parceiros mais forte do que qualquer outra plataforma, que além do alto grau de desenvolvimento possuí também uma capacidades criativa incrível, o que é importantíssimo para o setor de moda e marcas que precisam de uma atenção específica com o lifestyle de seu público.

Uma alternativa ágil

Apesar de ser uma plataforma bem complexa, o Magento continua sendo uma das plataformas de ecommerce mais ágeis e escaláveis do mundo e que permite personalizar praticamente tudo.

Destacamos também a grande variedade de módulos e integrações de terceiros disponíveis. Isso dá flexibilidade e agilidade comparando aos concorrentes como Demandware, Oracle e Hybris.

Alta complexidade de tipos de produto

De forma nativa o Magento já suporta sete diferentes tipos de produtos, o que torna a vida dos gerentes de ecommerce muito mais simples, veja os tipos:

  • Produto simples
  • Produto configurável
  • Produto em pacote
  • Produto agrupado
  • Produto para download
  • Produto virtual
  • Cartão presente

Esse é um dos pontos primordiais para a escolha da plataforma correta para o segmento de moda, pois sabemos que as variações, tamanhos e estilos de produtos são inúmeros. Produtos configuráveis são indispensáveis para alta conversão e facilidade de compra pelo consumidor. Além é claro dos produtos agrupáveis que podem ser úteis para elevar o ticket e vender um maior número de itens por compra.

Promoções e recomendações

O recurso de recomendação de produtos baseado em regras é também uma ótima característica do Magento. Permitindo ao gerente de ecommerce organizar regras para cross sell e produtos relacionados dentro e fora da página de produto. Perfeito para lojas com longas listas de produtos em seu catálogo.

Segmentação de clientes

O recurso de segmentação de clientes oferece a capacidade de segmentar grupos de clientes com base no:

Comportamento de compra
Exemplo: Clientes do sexo feminino que compraram um determinado estilo de vestido, mais de uma vez.

Capacidade de personalizar as promoções / e experiência do usuário para alguns clientes
Exemplo: Exibir banners ou blocos de conteúdo relacionados ao cliente comprou recentemente tal item.

Um recurso sub-utilizado, mas que pode oferecer um grande benefício para grandes marcas de moda.

Venda VIP ou restrita

Um recurso que possibilita para as marcas disponibilizarem a clientes e grupos de clientes acessos específicos a páginas de promoções ou categorias. Podendo este recurso ser usado das seguintes formas:

  • Acesso privado ou acesso antecipado a uma promoção específica (restrita a critérios pré definidos)
  • Acesso privado ou acesso antecipado a uma categoria de produtos (restrita a critérios pré definidos)
  • Produtos VIP apenas para um grupo de clientes.

Grande quantidade de módulos e integrações de terceiros já existentes

  • Sistemas de ERP
  • Gateways de pagamentos
  • Soluções de merchandising de terceiros
  • Ferramentas de busca
  • CMS
  • Ponto de venda
  • E muitos outros

Formato multi loja extremamente completo (para uso multinacional e para empresas com mais marcas em seu portfólio)

Esse é um dos diferenciais mais fortes da plataforma e uma das razões pela qual os comerciantes tendem a escolher o Magento. Se você estiver expandindo internacionalmente ou até mesmo trabalhando com diversas marcas diferentes, a flexibilidade com que isso pode ser alcançado é incomparável usando a plataforma. Com possibilidades de alterar visões e atributos específicos de cada uma (como preço por exemplo).

 

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Felipe Hort
Por Felipe Hort
Head of Design

Designer multidisciplinar tem mais de 7 anos de experiência dentro dos campos de design, publicidade e moda. Na Híbrido se dedica as áreas de user experience e branding.

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