Plataforma Magento: Tipos de produtos e possíveis variações

Plataforma Magento: Tipos de produtos e possíveis variações

Quem trabalha com a plataforma Magento sabe que existem inúmeras formas de montar um produto na vitrine, porém sempre surge a dúvida de como cada um funciona.

Separamos abaixo um artigo de quais são as funcionalidades de cada tipo de produto dentro da plataforma, e algumas dicas de qual pode ser o melhor para o seu negócio, além de trazer algumas novidades do Magento 2. 🙂

Produto Simples (Simple Product)

O cadastro de produto mais simples que temos dentro da Magento. Basicamente não existe variações (atributos) de escolha para o cliente, conforme segue na print abaixo.

Em contrapartida, assim como qualquer outro tipo de produto, pode ser criado qualquer atributo para ser utilizado como filtro na página de Categoria, e assim melhorar a navegação do usuário na loja, fazendo com que ele encontre com mais facilidade o que procura.

Esse tipo de produto também compõe os cadastros de produtos Configuráveis, Agrupados e Pacote de Produtos que veremos à seguir.

Produto Configurável (Configurable Product)

O cadastro mais comum da Magento. Utilizando esse tipo de produto é possível criar variações de seleção para o cliente, ou seja, um produto que tenha variação de cor, é possível deixar essa escolha na página do produto. O que antes seria necessário criar variações do produto, agora pode ser inserido dentro de uma só página, simplificando a navegação do usuário.

Acima é possível verificar um exemplo aplicado.

Diferente do Magento 1, agora é possível criar e editar os atributos de produto diretamente dentro do mesmo. Anteriormente, para inserir um novo atributo num produto já criado, seria necessário excluir e criar o produto do zero.

Produto Agrupado (Grouped Product)

Usado para vender um KIT pré selecionado de produtos, onde o cliente não poderá escolher variações, somente a quantidade de cada item que compõe este KIT.

Não é possível criar novos produtos dentro do produto agrupado, então nesse caso é necessário criar os produtos Simples anteriormente.

Preço, Peso e Estoque é herdado do cadastro do produto Simples.

Produto Virtual (Virtual Product)

Comumente usado para a venda de cursos online, ou produtos que não precisam ser despachados, visualmente ele pode conter variações de seleção (assim como o produto configurável), como pode não ter, e assim ser bem próximo do produto Simples. A principal diferença é que por ele não ter Peso cadastrado, a etapa de “Endereço de envio” será ocultada do Checkout, como pode ser visto abaixo.

Pacote de Produtos (Bundle Product)

Assim como o Produto Agrupado, também é utilizado para a venda de KIT’s. Nesse cenário, além da possibilidade de deixar o KIT pré montado, também é possível que o próprio cliente monte o cadastro. Como o KIT pode ser vendido de forma fechada, aqui é possível pré definir o valor do KIT ao invés de buscar com base nos produtos Simples.

Como na imagem acima, é possível alterar o tipo de input. Entre as opções disponíveis estão: Drop-down, Radio Buttons, Checkbox, Multiple Select.

Produto Digital (Downloadable Product)

Geralmente utilizado para vender livros, projetos, e outros documentos que podem ser baixados pelo usuário. Esse tipo de produto também não conta com cadastro de peso, resultando no checkout sem a etapa de “Entrega”, conforme visto no produto Virtual.

É possível disponibilizar um exemplar (demo) ao usuário. Na parte inferior esquerda, consta a lista de produtos que ele estará comprando. Todos esses campos são editáveis via painel, podendo alterar tanto o título, como da descrição.

A variação correta para o seu negócio

As possibilidades são várias e cada uma é direcionada para um modo de venda. Entendendo cada detalhe e para que serve cada tipo de produto, fica mais fácil encaixar os produtos do seu negócio na área correta.

Em nosso canal, produzimos uma série de vídeos na chamada “Semana Magento“, onde explicamos detalhes da funcionalidade da ferramenta.

E se você tem alguma dúvida em relação a plataforma Magento, escreva um comentário, vamos conversar!

 

Plataforma Magento: Tipos de produtos e possíveis variações
Vote pra esse post

Achou isso interessante? Compartilhe

Arnon D. Fumagalli
Por Arnon D. Fumagalli

Com 9 anos de experiência na área de atendimento, atua como Gestor de Projetos na Híbrido à dois anos, onde esteve a frente de aproximadamente 90 projetos entre ecommerce e sites institucionais.

COMENTÁRIOS

CONECTE-SE

Vamos conversar SOBRE O SEU NEGÓCIO?

Rua João Bauer, 245 - Centro, Brusque - SC

Quer ficar antenado no mundo do ecommerce?

Faça parte da nossa base de conhecimento.